Avançar para o conteúdo principal

E de repente o mundo mudou...

Comecei o ano cheia de boas intenções, que lá ficaram, exatamente no mesmo sítio, no início do ano.

A nossa vida mudou, o país e o mundo também.
As minhas intenções resumem-se agora a:
Sobreviver,
Proteger os meus.

O Coronavírus SARS CoV 2 ou COVID-19 transformou-se numa pandemia a nível mundial. Entraremos em breve em estado de emergência.
As escolas fecharam, a maior parte dos espaços públicos e muitos serviços também. Quem pode está em casa em teletrabalho ou isolamento social e só vai trabalhar quem é obrigado. Profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, super/hiper-mercados, etc.

O meu hospital está em estado de alerta! Todos os dias mudam o modo de funcionamento das coisas para adaptar os recursos que temos à realidade com que nos deparamos. Estamos todos a aprender.
Cancelaram algumas coisas, reduziram outras, mas não podemos parar.
Faz hoje 23 anos que entrei nesta "casa IPO" e nunca vivi um momento como este!

Todos os dias são um campo de batalha, e eu, ao contrário da grande maioria, não estou na frente de combate! Posso levar com os estilhaços, mas não apanho as balas maiores.
Todos os outros que dão o corpo às balas, quase literalmente, é que são os verdadeiros heróis, mas apanhar as canas todas, estilhaços, medos, tentar acudir a todos, resolver situações na hora sem tempo de perguntar opiniões ou sugestões, atender 2, 3 chamadas em simultâneo, vai moendo e desgastando. E se tenho dias que consigo fazer tudo certinho, direitinho, tenho outros que levam qualquer um à loucura.
Se tomar uma decisão errada ponho em risco os colegas e os doentes!
Nunca senti o peso da responsabilidade como tenho sentido nestes dias.

Há 10 anos que trabalho no Controlo de Infeção e se durante anos ninguém nunca ligou grande coisa a isto (poucos, alguns, metade, vá) hoje toda a gente nos quer para orientações, decisões, esclarecimentos, formação, e tudo o mais que possam imaginar! Hoje todos querem cumprir tudo porque o medo é muito. Já morreu muita gente e ninguém quer fazer parte das estatísticas!
Nem eu!
Também tenho medo!

Mas tenho tentado ver o lado positivo disto tudo. (No meio dos stresses e dos panicanços!)
Espero que isto sirva para as pessoas perceberem a importância da higiene das mãos! Da etiqueta respiratória! Do uso dos equipamentos de proteção individual quando há procedimentos de risco, e não só quando houver pandemias! Isto é, quando voltar a haver equipamentos sem restrição! Estamos em guerra e com os equipamentos racionados!
Acho que os profissionais de saúde vão estar muito mais atentos e interessados a tudo o que diz respeito a controlo de infeção a partir daqui!

Mas acho que a maior aprendizagem que tenho tido é que estas situações limite trazem ao de cima o verdadeiro caráter de cada um. Quer o mau quer o bom.
Tanto vejo atitudes egoístas e maldosas como atos de bondade e de solidarieda que nos enchem o coração e me fazem acreditar no futuro da humanidade!

Acredito que vamos conseguir ultrapassar isto, mas tenho noção que não vai ser fácil!
Vamos viver um dia de cada vez.
Cada um com a sua cruz.
Quem está em isolamento em casa já se está a passar e os putos só estão em casa há dois dias! 
Por isso, coragem que isto ainda mal começou! 
Não sei quem vai endoidecer primeiro, eu, ou a minha mãe que ficou com a minha filha em isolamento, até ver!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç