Avançar para o conteúdo principal

Dias novos...

Hoje é dia de novos inícios!

Apesar do ano começar em Janeiro, muita gente inicia agora muitos projetos e empreende muitas mudanças. Desde o início de aulas a inscrições nos ginásios, passando por inícios de novos hobbies ou outra coisa qualquer.

Eu não sou diferente dos outros e também para mim se inicia agora um novo ano. (Durante vários anos usei as agendas com o calendário escolar por gostar de iniciar o ano agora em Setembro. Agora voltei às de ano civil porque as agendas lindas e maravilhosas que eu adoro estão com preços proibitivos e absurdos e há que ser sensato...) 
Foto: Google

A minha filha começa este ano o 5º ano e as mudanças serão gigantes. Ela já estava um pouco ansiosa quando acabou o 4º ano, mas as férias e a brincadeira tiraram-lhe o foco desta mudança, agora, à medida que as aulas se aproximam, a ansiedade tem vindo a aumentar. É normal! Eu também estou um bocadinho mais ansiosa do que se fosse um início de ano "normal" no 1º ciclo.

Foi um primeiro ciclo muito afetado pela pandemia e pelas aulas à distância que em muito prejudicaram a aprendizagem e o desenvolvimento dela e de milhares de outras crianças. É a vidding!!! Agora terão que se adaptar e apanhar o barco. Cá estarei para a apoiar!

Este último ano letivo estive muito ausente do acompanhamento dela, dela e de todos!

Estive a fazer uma pós graduação que me consumiu o tempo livre e me deixou a cabeça em água! Apesar de ser online e poucos dias por semana, os trabalhos tinham que ser feitos e era preciso estudar! A capacidade já não é a mesma que há 30 anos e o esforço teve que ser muito maior, o que me consumiu muito mais tempo. E mesmo quando não estava a estudar, queria era descansar a cabeça. De modos que foi o marido que salvou as tropas e assumiu a ajuda dos trabalhos de casa ao fim de semana (a professora raramente enviava trabalhos durante a semana) e a avó que ficou com ela quando eu tinha trabalhos de grupo até às tantas ou precisava de estudar (ou só de dormir).

Compensou o esforço! Está feito! Com uma nota excelente, que me deixou cheia de orgulho em mim mesma e que não tenho vergonha nenhuma de o dizer! Se calhar não precisava de me ter esforçado tanto... se calhar não. Se tivesse tido 15 também estava tudo bem, se fosse para isso que eu tivesse trabalhado. Mas esforcei-me ao máximo e dei tudo o que tinha. E tive a nota que queria e que achei que merecia! 
Foto: Mónica Canhoto

Agora, não me falem em estudar tão cedo!

Este próximo ano letivo é para apoiar a cachopa nesta nova etapa mais exigente para ela.

Talvez (re)aprenda a fazer crochet ou tricot, com ela! Tenho um projeto de macramé para fazer, umas bricolages e pinturas em casa, e não irá passar muito disso. Estudos académicos vão ter que esperar.

Desde que o curso acabou que tenho lido novamente muito mais! Já tive que aumentar o meu desafio do Goodreads 2 vezes! 

No início do ano propus-me a ler 12 livros, (com o curso estudo e trabalhos, achei que iria começar a ler em Junho!!) alcancei a meta em Abril, alterei a fasquia para 25 livros que alcancei em Agosto! Agora mudei para 35...
Imagem do Goodreads dos livros que li este ano. Os primeiros são do ano passado...

Como é que li enquanto estudava? 

Sempre que vou para a cama, leio um bocadinho. Às vezes leio 2 ou 3 páginas... outras vezes leio um capítulo ou 2... Aproveito todos os tempos de espera para ler, nas salas de espera de médicos, finanças, etc. E assim vou sempre avançando na leitura. É uma paixão! E agora com o E-reader é muito mais fácil, estou completamente rendida. Falarei disso noutro dia...

Passarei a escrever mais também. Várias pessoas me pediram para voltar a escrever aqui e eu também gosto muito de o fazer! Mas quando se está muito tempo sem dar notícias, parece que tenho mil e um assuntos para partilhar (e tenho) e não sabia por onde começar! 

Pois bem, este blog é meu e quem faz as regras sou eu, por isso começo por onde quiser! LOL

...Mas soube muitíssimo bem sentir que alguém gosta de ler o que escrevemos e que sente a falta quando não o fazemos!

Obrigada por estarem desse lado!

Comentários

Anónimo disse…
Querida Mônica
gosto muito do que escreves, por isso vou ficar por perto aguardando as tuas andanças.Beijinhos para toda a linda família, para ti um xi❤️
Isabel Tavares
MÓNICA disse…
Obrigada querida Isabelinha!!!

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç