Avançar para o conteúdo principal

Balanço de 2010...

foto: Flickr

Foi, sem sombra de dúvida, um ano marcante.
Na maioria, marcou pela negativa, mas teve alguns pontos de viragem positivos.
Foi um ano de angústias, lágrimas, raiva, sensação de impotência, mudança e renascimento, perdão, mas principalmente de introspecção e compreensão do que estava mal esclarecido em mim.
Quase no início do ano, recebo a notícia da doença do meu pai, seguiram-se dois meses de espera, viagens de muitos Km para estar com ele o que não tinha estado no resto da minha vida na tentativa de aproveitar o tempo que escasseava a cada dia... mas consegui, consegui estar com ele durante várias noites e dias e acompanhá-lo até á manhã de um Sábado chuvoso no 8º dia do mês de Maio, dia em que partiu, serenamente.
Seguiram-se dias difíceis, de luto, a reviver memórias de infância e a tentar organizar a cabeça de adulta.
O regresso ao trabalho foi para esquecer... Os doentes, as situações demasiado parecidas com a do meu pai, e também a falta de motivação e de reconhecimento, levaram-me a pedir transferência de serviço, a meio de Junho estava a começar num serviço novo.
Finalmente num sítio que gosto, com pessoas que gosto e que gostam de mim e reconhecem o meu trabalho. Comecei a sair de casa com vontade de ir trabalhar, coisa que já não sentia há muito tempo.
No dia 18 de Julho o mundo desabou outra vez. Estava eu de férias e recebo um telefonema que jamais esquecerei. A minha prima tinha tido um acidente de mota e não tinha sobrevivido. Acho que aí chorei por tudo, por ela, pelo filho dela, pela minha tia, pela minha outra prima e irmã dela, pela minha mãe, sei lá por que mais. Acho que também chorei ainda mais pelo meu pai.
Parecia que as pessoas à minha volta estavam a desaparecer...
Passados alguns dias soube da notícia de uma amiga minha, mãe de uma grande amiga, com um carcinoma do intestino, impossível de operar.
Chegou Setembro e com ele uma das melhores coisas que me aconteceu, o meu filho, deixou de estar comigo só ao fim-de-semana e passou a viver comigo em full-time quando entrou no Ciclo Preparatório.
A minha vida mudou radicalmente e fez-me ter os dias ocupadíssimos, sem muito tempo para pensar em tudo o que me tinha acontecido até aí.
Em finais de Novembro, volto a receber um balde de água gelada, ou melhor dois baldes!
Um grande amigo dos tempos de escola acabara de descobrir que tem Esclerose Múltipla e um outro amigo em comum, quase em simultâneo, descobre que tem um tumor renal.

Felizmente o ano acabou!
Prossigo com a certeza de que 2011 será bem melhor!

Comentários

Ambiguidona disse…
Vai ser melhor concerteza :)

e há que pensar nas coisas boas que acontecem... até elas abafarem as más ...
SIM?

tenho saudds... um beijinho de melhoras
MÓNICA disse…
Beijinho e obrigado!

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç