Avançar para o conteúdo principal

Adeus avó... Parte II (by Teresa Canhoto Carvalho)


Tens umas netas muito dadas à escrita e a Teresa escreveu um texto tão lindo para te ler na tua despedida na igreja que ñ posso deixar de o publicar aqui, pois enriquece em tudo aquilo que escrevi! Quem te conheceu vai reconhecer cada gesto e palavra que ela aqui descreve.
Beijos avó...

"Então minina? Tudo fixê?"
Era assim que me cumprimentava, sempre que eu chegava à sua casa... e lá estava a avó sentada no sofá, com o cigarrinho na boca, enquanto fazia os seus quilómetros de renda e arraiolos.
Ai as saudades que eu tenho.... daquela cozinha enorme, com a mesa no meio... de correr com os meus primos à volta da mesa enquanto a avó fazia bolos;
De nos sentarmos dentro da lareira até a cara queimar;
Do natal na sua casa, com pinheiros que chegavam até ao tecto...
Das noitadas a vê-la fazer alheiras e farinheiras com a minha mãe e a tia;
Das noites de Verão na varanda, que enquanto os cigarros não acabassem, a conversa não podia acabar. Também não tinha como acabar, eram tantas e tantas as histórias do monte, as histórias de Moçambique e as histórias das suas traquinices com os seus irmãos; umas histórias eram novas e outras já repetidas, mas todas elas provocavam barrigadas de riso... ai as suas gargalhadas.....
...e os seus cozinhados!!! Uiiii... Sempre hipercaloricos e gordurosos! Deve ser daí que vêm os valores que eu tenho de colesterol e trigliceridos... mas que bem que aquilo me sabia! A batata doce assada na lareira; o pastelão; as torradas a pingar manteiga...  o papo-seco com manteiga e carradas de "txuquela" por cima (light portanto);

E os seus licores? Oh gód.... principalmente o de morango que fazia a delícia do Natal dos mais novos, quando vocês nos mandavam para a outra sala... e as bainhas de grão que nunca mais comi nenhumas iguais às que a avó fazia;
Ai vó, tenho saudades até das vezes que se passava connosco e nos metia de castigo, trancava-nos no quintal com trinchas na mão e um balde de tinta... e dizia "só saiem daí quando o quintal estiver todo pintado de branco!" Mas dizia isto a rir... sem credibilidade nenhuma!!! Porque na verdade, não nos conseguia dar raspanetes nenhuns, e no final do serviço tínhamos um mega lanche à nossa espera!

Tenho saudades.
Tenho saudades da minha avó!
Saudades das danças e das valsas, de a ouvir cantar o "Olarilolelaaaaa... lá de São Romão";
E das histórias de bruxas e mistérios que me contava à noite, que eu fingia que não me metiam medo.... mas a verdade é que ficava a noite toda acordada... enquanto ouvia a sinfonia do seu ressonar!
Saudades de a ver a fumar um maço inteiro de Surf entre as 23:30h e as 4:00h, do fumo todo que ficava à sua volta e das cinzas inteiras em formato Torre Pisa, mas sempre com a sua pose imponente, ao estilo de "África minha".
As suas mezinhas, devoções e crenças, que dizia serem infalíveis...
Saudades da liberdade que me deu quando vinha passar férias a Alcácer, longe da protecção dos meus pais... sem os perigos da cidade, sem horários e sem obrigações... e de irmos andar de tractor até ao monte... imperdível!

Tenho saudades dos seus coelhos - o pior era quando nos mandava limpar a casinha deles....;
Saudades da bananeira, do "tomate maracujá" e do chá de "doce e lima" do seu quintal - aquele chá fazia milagres e curava todos os nossos males, até mesmo os males de amor!
Saudades dos banhos de mangueira e das piscinas improvisadas nos tanques de hidrocultura do avô;
Das moedas para as "xuingams", que nos dava, só para ter uns minutos de descanso enquanto íamos ao "papagaio" comprar;
Das gargalhadas... das suas... e das nossas!

Tenho saudades das suas loucuras, invenções e devaneios... e quando andou de cabelo cor de rosa? Ahahahha resultado de mais uma fantástica compra na loja do chinês... Isto para não falar dos seus dotes e jeitinho para o design de interiores!!! Ok... Não vou comentar esta parte!!

Ai vó...
Podia ficar aqui todo o dia a relembrar... mas temos de nos despedir...
Parece que desta vez é que é mesmo.... tinha de ser, era egoísmo nosso querê-la perto de nós. No sábado senti isso quando a vi e lhe toquei pela última vez.
Obrigada avó.... obrigada por todos e tantos bons momentos, recordações e aprendizagens.

Um grande beijinho Fernandinha, agora que está finalmente com os seus três filhos.... leve um abraço bem apertado para todos os que já aí estão convosco! Tenho saudades deles também.... a casa por aí está a ficar cheia, como a avó tanto gostava!!!

Até lá....
"Goodbye q'eu good fico"
✨❤️✨
Teresa

Maria Fernanda Pereira Lince Canhoto
13-01-1931  -  12-09-2017

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç