Avançar para o conteúdo principal

O dia em que nasci...novamente...

Foto: Google
O último mês foi talvez um dos mais difíceis que passei até hoje! Apanhei o susto da minha vida!
Senti que Deus, O Universo, essa Força Suprema que nos rodeia, me deu uma oportunidade e uma nova avença para mais 42 anos, pelo menos! 

Sou optimista por regra, mas extremamente fatalista excepcionalmente!
E comecei a ver a minha vidinha a andar para trás, muito rapidamente! 

Felizmente acabou tudo bem, mas podia ter acabado tudo muito mal e muito rápido!

Tudo começou com uma pneumonia em Janeiro que me apanhou forte e feio! Duas semanas em casa e apesar de ter ficado sem febre as dores mantinham-se, o cansaço era mais do que muito, uma sensação de aperto no peito, resumindo, estava um cocó!
Três Rx ao tórax depois e lá fui fazer um TAC.
Quando li o relatório, fiquei bloqueada numa palavra, "nódulo"! Já não li, nem vi mais nada! Não ouvi nada do que me disseram nessa altura. Parecia que tinha um bloqueio auditivo, ouvia os outros falarem comigo como se estivesse dentro de água!
Depois pensava:
_Isto é daquelas coisas que só acontece aos outros!
Mas um outro eu respondia:
_Isto acontece a todos!

_Não, não é possível! Isto não me vai acontecer a mim!!
_Isto já te aconteceu a ti, lembras-te?

_mas se já aconteceu ao meu pai, não me vai calhar a mim também!
_sim, mas há uma forte tendência hereditária

_mas o meu pai fumava muito!
_mas tu também fumaste muito até há 5 anos!

_mas não é justo!
_O cancro é injusto!

Este diálogo interno ocorreu no caminho do meu gabinete para o gabinete do pneumologista, entre outras coisas que passavam em turbilhão pela minha cabeça...

Decidimos fazer um exame simpático!
Broncofibroscopia.
Felizmente com sedação, mas acordei a achar que tinha tido a mangueira do quintal a passar-me dentro do nariz.

Depois só podia esperar pelos resultados!
Todos os momentos pensava que podia ser muito mau, ao mesmo tempo afastava as ideias e pensava nas coisas que me faziam crer que estava tudo bem! Afinal, não perdi o apetite, nada me tira o apetite! Não emagreci nada, até engordei porque como de tudo e não tenho feito as minhas corridas! 

Mas, podia não estar tudo bem...
Ó meu Deus, e os meus meninos!
Tinha que estar tudo bem...
E se tiver que fazer Quimioterapia? 
...e o cabelo...
E se já não valer a pena fazer... 
...se já tiver muito avançado...
Revivi todo o percurso da doença do meu pai durante estes dias. Fiz a broncofibroscopia no dia em que fazia 7 anos que tinha recebido a notícia que ele tinha um cancro do pulmão.
Nesse dia chorei muito, já em casa, sozinha! Mas também lhe pedi que, esteja onde estiver, que meta uma cunha para não me chamarem já!
Gozei o carnaval o melhor que consegui. Muito cansaço e intolerância a espaços com fumo, mas o tempo ajudou bastante e passei grande parte do tempo na rua.

Depois do carnaval, o Veredicto!
Parece que a bactéria que me provocou a pneumonia era resistente aos antibióticos que tomei em Janeiro, daí os sintomas difíceis de passar. O ânimo subiu e a esperança que fosse só isso também.
Mais 4 dias de incerteza e o relatório veio "Negativo para células neoplásicas". Foram as palavras mais lindas que já li!
Senti uma descarga de energia no corpo todo que não consigo explicar a sensação! Tinha vontade de dizer a toda a gente que não tinha cancro nenhum!
Mas pouca gente sabia.
Obrigada a todos os que me apoiaram durante esta incerteza.
Obrigada ao meu marido por me ter acompanhado e apoiado imensamente, com muito carinho e muitos miminhos!
Obrigada mamã por teres tomado conta da piolhita!
Obrigada às minhas queridas amigas que me acompanharam e visitaram enquanto eu fiz o exame, e ainda me gozaram dos disparates que disse! Obrigada mesmo.
Obrigada ao pneumologista que encaminhou a situação à velocidade da luz.
Obrigada à vida por esta nova oportunidade de vivê-la o mais intensamente possível, cada dia melhor. Fazer tudo para ser melhor a cada dia, melhor do que fui ontem.
Obrigada!
Hoje faço 42 anos e nasci outra vez!

Comentários

Anónimo disse…
Quase chorei a ler estas palavras tão bem escritas.Uma lágrima rolou.Fico muito feliz que tudo tenha terminado bem.Gosto muito de ti Móny.Muitas felecidades para ti e para toda a tua família.Viva a Vida!!!!!!.........e o Carnaval .....ITavares
Aproveita a vida com esse sorriso lindo que tens! Viver cada momento como se fosse o último!
MÓNICA disse…
Obrigada. Viva a vida. Muitos beijinhos.
MÓNICA disse…
Obrigada. Muitos beijinhos.
CG disse…
Estou muda e de olhos encharcados. Bj grande
Célia Galego
MÓNICA disse…
Já passou minha querida!!! Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

De boca aberta...

Ontem foi dia de dentista. Três horas de boca escancarada! E pior... De boca aberta e sem poder falar!!! Apercebi-me realmente que não passo muito tempo calada. Estar com aqueles aparelhos todos na boca e não conseguir falar foi bastante esclarecedor da minha faceta verborreica, até me dava comichão na língua para falar. E depois, para que me fazem perguntas quando estou naqueles propósitos?! Só posso responder com a mão, porque nem a cabeça posso abanar, e tentar dizer sim ou não com a bocarra aberta não resulta, acreditem! Sai um "UUURRGGHH" igual, quer para o Sim, quer para o Não, e entra-me a saliva para a garganta e engasgo-me e sei lá mais o quê... Hoje estou caladinha, porque me custa imenso a falar com a boca toda dorida. E custa-me a comer e a rir... Amanhã estarei óptima. Adorei o atendimento. Super mimosas, as meninas! Muito profissionais mas muito queridas e atenciosas! Na Clínica Master Dental de Torres Vedras . Obrigada Mamã pelo patrocínio! D

Andar à Robocop...

A última vez que aqui escrevi estava doentinha ! Hoje também não estou grande espingarda... Umas dores nas costas de morrer! Cada inspiração mais profunda é o sentir de uma facada nas costas (literalmente)! Deitada dói, sentada dói, em pé dói... baahhh! Ando com emplastros nas costas (não é o leão...), saco de sementes na cervical, saco de agua quente na lombar, Voltaren, Adalgur.   A juntar a isto, Tonturas. Ora, não dá muito jeito desequilibrar-me quando tenho o equivalente a um porco espinho nas costas! Um porco espinho eléctrico! Porque parecem choques! Imagens: Google Ando do género dum Robocop efeminado! Ou seja é um andar muito, muito parvo!

Este ano vou ser feliz...

Hoje é o primeiro dia de 2024! E eu decidi que vou ser feliz neste novo ano! Claro que vão surgir desafios, coisas menos boas, merd@s do dia a dia que chateiam e que moem. Mas no meio disso tudo, vou fazer por me lembrar que decidi ser feliz.  Não quero ter só pequenos momentos de felicidade, como eu própria disse tantas vezes no passado, quero ser sempre feliz independentemente de ter momentos infelizes de vez em quando! Vou permitir-me momentos de infelicidade, tristeza, e sofrimento, aceitar que são inevitáveis, mas que não ditam a minha vida, nem o meu futuro! Durante anos achei que o estado de felicidade não existia. Existiam pequenos momentos de felicidade, dependentes do que me acontecia, do que fazia, das pessoas à minha volta. Ficava infeliz com o que os outros faziam, ou não, era tudo dependente de fora de mim. Está na altura de tomar as rédeas e a responsabilidade da minha felicidade. A vida é minha e o que os outros fazem ou não, tem muito a ver com o que eu faç